segunda-feira, 26 de abril de 2010

RENASCIMENTO

O RENASCIMENTO NA ITÁLIA

Precursores do Renascimento: Jan Van Eyck – Holanda
Giotto – Florença – Itália

- Chamou-se Renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1550 + (50 do período Maneirismo). Tal nome sugere um súbito reviver dos ideais greco-romanos, o que não é de todo correto; mesmo no período medieval o interesse pela cultura clássica não desapareceu. Exemplo disso é Dante Alighieri (1265-1321), poeta italiano que manifestou entusiasmo pelos clássicos. Também nas escolas das catedrais e dos mosteiros, autores latinos e filósofos gregos eram muito estudados.
A arquitetura
- O arquiteto renascentista buscou espaços em que as partes do edifício parecessem proporcionais entre si. Procurou, ainda, uma ordem que superasse a busca do infinito das catedrais Góticas.
- Um dos primeiros arquitetos a expressar esses ideais foi Filippo Brunelleschi (1377-1446). Exemplo de artista completo. Foi pintor, escultor e arquiteto, além de dominar conhecimentos de matemática e geometria. Destacou-se como construtor e teve participação decisiva na construção da catedral de Florença – Igreja de Santa Maria Del Fiore. A construção dessa catedral começou em 1296; em 1369 as obras haviam terminado, mas o espaço a ser ocupado por uma cúpula continuava aberto. Em 1420, coube a Brunelleschi projetá-la.
A pintura
- No fim da Idade Média e no Renascimento, predominava uma interpretação científica do mundo. Sobretudo na pintura, isso se traduz nos estudos da perspectiva segundo os princípios da matemática e da geometria. O uso da perspectiva conduz a outra tendência do período: o uso do claro-escuro, que consiste em pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra. Esse jogo de contrastes dá aos corpos uma aparência de volume. A combinação da perspectiva e do claro-escuro, por sua vez, contribui para dar maior realismo às pinturas, isto é, torna-as mais próximas da realidade.
- Outro aspecto da arte do Renascimento, em especial da pintura, é a formação de um estilo pessoal. Mais livre em relação ao rei e à igreja, o artista é como o vemos hoje: um criador independente, que se expressa contando apenas com sua capacidade de criação. Daí haver, no Renascimento, inúmeros artistas de prestígio, com características próprias.

Principais artistas italianos e suas características
- Piero Della Francesca (1410-1492): a geometria humana.
- Sandro Botticelli (1445-1510): a linha que sugere ritmo.
- Leonardo Da Vinci (1452- 1519): conhecimento científico e beleza estética. Aprendiz de Verrocchio.
- Michelangelo (1475-1564): a expressão da dignidade humana. Aprendiz de Domenico Ghirlandaio.
- Rafael Sanzio (1483-1520): a simplicidade e a harmonia.
- Andrea Del Verrocchio (1435-1588): a influência da ourivesaria na escultura.

O Renascimento na Alemanha e nos países baixos – Holanda

Principais artistas e características
- Albrecht Dürer (1471-1528): a arte e a realidade.
Alemão – Técnicas: Xilogravura, aquarela e guache.
- Hans Holbein (1498-1543): a dignidade humana.
Países baixos – Técnica: óleo sobre tela.
- Hieronymus Bosch (1450-1516): a força da imaginação.
Países baixos – Técnica: óleo sobre tela.
- Pieter Bruegel, o velho (1525-1569): um retrato das aldeias medievais.
Países baixos – Técnica: óleo sobre tela.


Bibliografia: PROENÇA, Graça. História da arte.